Minerais


ARGILAS

São rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. A concentração de determinados minerais na argila, combinados sabiamente pela natureza, confere-lhe qualidades especiais para curar. Seus principais efeitos no organismo são:
• Filtra os interstícios celulares. / • Elimina toxinas. / • Estimulação da micro circulação cutânea.
• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada. / • Promove uma microabrasão (peeling suave). / • Regula a produção sebácea. / • Regula a queratinização.
Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, é preciso conhecer sua composição.


ARGILA BRANCA: É é uma argila primária, seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É a mais leve de todas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente em sua composição. É a menos absorvente sendo indicada em produtos para peles sensíveis e também usada em máscaras faciais, loções e shampoos para cabelos secos.
ARGILA CINZA: É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é anti-edematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas e manchadas.
ARGILA MARROM: Possui um efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador celular. É uma argila rara, devido sua pureza. É eficaz contra a acne e espinha e tem efeito rejuvenescedor do tecido. Tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.
ARGILA PRETA: Conhecida também como Lama Negra é considerada um material muito nobre. Pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais muito importantes para o metabolismo da pele. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente, antisséptica, redutora e adstringente. É mais indicada para tratamentos corporais, pois ativa a microcirculação sanguínea.
ARGILA ROSA: É a mais suave de todas as Argilas. É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com vasinhos e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente.Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes. Por ser extremamente suave pode ser usada todos os dias sem ressecar a pele, é recomendada para peles desidratadas e delicadas. Auxilia na queima e na drenagem de celulite e gorduras localizadas. A Argila Rosa além dos benefícios da Argila Branca, possui grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, combate à desestruturação do tecido conjuntivo devido aos sinais de envelhecimento, reidrata a pele, combate os radicais livres.
ARGILA ROXA: Rica em magnésio. Ferramenta principal para absorver toxinas, impurezas e gordura excessiva da pele. Indicada para regiões tensas da face e do corpo onde acumulam toxinas. INDICAÇÕES: Dadas as suas virtudes terapêuticas, a argila passou a ser incluída em várias marcas cosméticas conceituadas. Usadas como ingrediente inorgânico cosmético, as argilas quando inseridas em cosméticos são mais trituradas e sujeitas a processos de purificação para remoção de eventuais impurezas que possui. A atividade da argila começa quando esta é umedecida. Pode ser usada quente ou fria consoante o efeito final desejado: atividade regeneradora ou calmante. São excelentes ingredientes para máscaras faciais ou corporais em concentrações que podem atingir os 40%. Constituem uma boa solução para todos os tipos de peles, mesmo as mais sensíveis, ou com problemas como as peles acneicas. Podem também ser usadas com sucesso em peles envelhecidas ou foto envelhecidas. Quando adicionada como ingrediente cosmético, numa máscara de rosto, a argila funciona simultaneamente como esfoliante e máscara. As máscaras de argila servem para limpar, nutrir, e revitalizar a pele, através da eliminação de toxinas, estimulação da micro circulação e pelas suas características queratolíticas. Também podem acalmar e hidratar, tudo depende do tipo de argila e dos ingredientes que lhe são adicionados. Podem entrar em formulações de cremes, shampoos e loções.
ARGILA VERDE: tem origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, antisséptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea.
ARGILA VERMELHA: É uma Argila Secundária porosa, pouco densa, rica em óxido de ferro e cobre. Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-estressante, redutora de pesos e medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário